-->

sábado, 5 de maio de 2018

Resenha: Extraordinário



Livro: Extraordinário
Título Original: Wonder
Autor(a): R. J. Palacio
Editora: Intrinseca
ISBN: 
9788580573015
Páginas: 320



Depois de meses sem postar coisa alguma, cá estou eu de volta haha. Agora vamos para a resenha!
Extraordinário é aquele livro que antes de ler tu imagina ser algum clichê ou algo do tipo pela quantidade de pessoas que estão falando dele e tals, mas, porém, entretanto, contudo, todavia, no entanto (rs) te surpreende com um enredo totalmente diferente do que tu tinhas imaginado.
Auggie (August Pullman) é um garotinho de dez anos que devido a uma síndrome genética (Síndrome de Treacher Collins), tem seu rosto deformado e é submetido a várias cirurgias. E por esse motivo (e que motivo eim!) nunca frequentou a escola, tinha aulas em casa com sua mãe, Isabel Pullman. Apesar de nunca ter ido à escola, Auggie é uma criança muito inteligente, sua matéria favorita é Ciências e ele ama Star Wars e vídeo games. A sra. Pullman juntamente com o sr. Pullman, convence Auggie a ir à escola.

A escola já é um local difícil de se lidar até mesmo quando tu se acostumas, imagina a barra que não foi pra o Auggie, uma criança que nunca tinha frequentado uma escola antes e que tem a síndrome de Treacher Collins... Já sabemos que foi beeeem difícil. Mas o Auggie é uma criança tão maravilhosa, que mesmo com os comentários absurdos das crianças maldosas, consegue superar tudo e dar uma lição de moral em todos. A resposta dele para tudo é a gentileza.
A autora não usa uma linguagem rebuscada. Muito pelo contrário, ela utiliza uma linguagem bem simples por se tratar do ponto de vista do Auggie, já que o livro é quase todo narrado por ele tirando algumas partes em que a Via (irmã dele Olivia), Miranda (melhor amiga da Via), Jack, Summer, Justin (namorado da Via) narram. Os pedacinho da vida das pessoas que cercam Auggie, se completam sem nem precisar tirar ou colocar. Aliás, o amor que é expresso pelos outros personagens (família e amigos) em relação ao Auggie, é muito lindo.
Extraordinário é aquele tipo de livro que te faz repensar a maneira como tu vê as coisas, aquele livro cheio de ensinamentos que são passados de uma forma tão simples que tu se apaixona por cada detalhe. Se eu  pudesse dava mil estrelinhas!
Pra quem não sabe, Extraordinário foi adaptado em 2017 e tem Julia Roberts, Owen Wilson e Sonia Braga no cast.

Resenha escrita por Sara Santos.

4 comentários:

Professora Cida Barbosa disse...

Assisti o filme é nos leva a uma profunda reflexão, porque precisamos rotular o que não entendemos ou procuramos entender o que a sociedade diz que é diferente.

Lar Literário disse...

Sim, tanto o livro quanto o filme são maravilhosos! E trazem-nos essa mensagem de "ver com o coração" e não com os olhos para que possamos entender o motivo de algo ser diferente para nós.

Eliana Alves disse...

Amei a resenha😍

Lar Literário disse...

Obrigada Eliana! <3

Postar um comentário