Livro: As Vantagens de Ser Invisível
Título Original: The Perks of Being a Wallflower
Autor (a): Stephen Chbosky
Editora: Rocco
ISBN: 9788532522337
Páginas: 224
O livro “As Vantagens de Ser Invisível” de Stephen Chbosky, conta o drama diário de um adolescente problemático de 15 anos, calouro no ensino médio que tenta conhecer a si mesmo e enfrentar seus conflitos. Entretanto, possui muitos desafios a enfrentar tais quais: a morte de sua tia Helen de quem Charlie era muito próximo a qual nunca superou, o suicídio recente de seu único e melhor amigo, os problemas na escola e a tremenda dificuldade em fazer novas amizades.
O desejo de Charlie é deixar de ser um adolescente tão passivo, inerte em sua própria vida, que sempre deixa os outros tomarem decisões por ele e ser de fato o protagonista de sua vida. Porém tudo muda quando ele conhece os irmãos Sam e Patrick, dois adolescentes amantes da vida e que o ajudam em seu novo processo de mudanças, ensinando – o como encarar as adversidades.
Charlie é um adolescente doce, amável, traumático, altruísta, muito inteligente e apesar de suas novas aventuras com seus amigos, Sam e Patrick com drogas, sexo e rock ‘n roll, é também um adolescente puro em seu interior.
O livro é composto por cartas das quais Charlie escreve e endereça para um “amigo” (ironicamente desconhecido) e funciona como um diário, o qual conta esmiuçadamente tudo que acontece em seu dia – a – dia e todos os seus mais íntimos e profundos pensamentos. Esse estilo do livro aproxima ainda mais o leitor dos personagens, e deixa o livro mais leve e de melhor entendimento.
As Vantagens de Ser Invisível é sem dúvida alguma um livro para fazer o leitor mergulhar em sua história e refletir sobre a vida, sobre a forma como tem sido sua existência, o tratamento que tem oferecido às pessoas e se tem realmente aproveitado a vida. Através da narrativa doce e amável de Charlie somos tocados de tal forma que nos emocionamos a cada acontecimento em sua vida: rimos, choramos e chegamos a ficar chocados também.
Esse livro é de fato um daqueles livros que marca profundamente e deixa o leitor com um “gostinho de quero mais”. Nos deixa a pensar em como seria se o autor tivesse continuado a obra, ou como nós mesmos como leitores fantasiaríamos o desfecho dos personagens depois da cena final. O autor Stephen Chbosky, trata de forma muito simples a qual não deixa de ser real e séria, assuntos ainda difíceis e delicados de tratar, como: gravidez na adolescência, sexo, drogas, bebidas, homossexualidade, suicídio, depressão, violência doméstica etc.
Indubitavelmente ao terminar de ler “As Vantagens de Ser Invisível” o leitor se sentirá “infinito”.
Resenha escrita por Sara Santos.
0 comentários:
Postar um comentário