-->

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Resenha: Por Lugares Incríveis

Livro: Por Lugares Incríveis
Título Original: All the Bright Places
Autor(a): Jennifer Niven
Editora: Seguinte
ISBN: 
9788565765572

Páginas: 336



“Por Lugares Incríveis” é um best-seller da autora Jennifer Niven, publicado em dezenas de países, narrado em primeira pessoa (dividido entre os personagens principais).
O livro já é iniciado de forma marcante, com dois jovens pensando em pular de uma torre da escola a qual estudam e a estória gira em torno dos dois: Violet Markey e Theodore Finch.
Violet Markey, uma garota linda, popular que adorava festas e se divertir, namorava o jogador de futebol americano mais bonito e cobiçado do colégio, tinha cada aspecto de sua vida planejada e sonhava estudar Escrita Criativa em uma universidade distante de sua casa. Porém todos os seus planos e aspectos programados são desfeitos quando ela e sua irmã mais velha sofrem um acidente de carro e Violet é a única sobrevivente.  A garota linda, popular e que sempre soube o que queria, acaba desenvolvendo fobia de carros e torna-se então uma pessoa totalmente diferente e reclusa.

Theodore Finch é também muito popular, entretanto por motivos diferentes de Violet. Distinto dos padrões, é conhecido como “Aberração” e tem fama de bad boy, é muito inteligente, faz tudo o que tem vontade de fazer e geralmente diz o que pensa, sempre se isola e de tempos em tempos passa certo período sem frequentar a escola. Mas o que as pessoas não sabem a seu respeito é que Finch esconde uma depressão profunda.
Após o incidente na torre da escola, Finch e Violet acabam como dupla em um trabalho de geografia, no qual ambos devem procurar por lugares incríveis que não conhecem no estado em que moram. Essa busca por esses lugares inusitados aproxima muito Finch e Violet e os dois percebem que mesmo sendo pessoas totalmente diferentes tem muito em comum e acabam ajudando e ensinando várias coisas um ao outro. 
Fiquei muito curiosa para ler esse livro e tenho que confessar que quando li foi muito mais do que havia pensado que seria. É um daqueles livros pra ler de uma vez só porque prende muito sua atenção, você mergulha na estória, começa a sentir as mesmas emoções dos personagens e acaba entendendo porque eles são da forma que são.
Por Lugares Incríveis mostra que mesmo uma pessoa que aparente ser muito feliz e ter tudo o que precise, na verdade pode estar sofrendo intensamente por dentro. Conta de forma verdadeira a luta de pessoas que não tem mais esperanças e que tentam encontrar maneiras de se sentirem melhores. A forma como Jennifer Niven escolheu cada aspecto pra escrever essa obra, é encantadora, pois ela consegue tratar de assuntos tão delicados como depressão e suicídio, perda de entes queridos e até mesmo bullying de uma maneira tão clara como se o leitor realmente precisasse tomar conhecimento sobre aquilo.
É uma obra de amor e perda que me marcou, eu chorei horrores enquanto lia e durante um bom tempo depois, quando voltava a lembrar da estória (será que sou muito emotiva? lol), passa uma lição ótima e além de tudo a própria autora teve contato com duas pessoas que tiveram um fim triste, assim por dizer...
Por Lugares Incríveis é um livro incrivelmente necessário e sem dúvidas está entre meus livros favoritos, super indico.


Vou deixar algumas frases do Livro Por Lugares Incríveis, abaixo:



“Amo o meu quarto. O mundo é melhor aqui do que lá fora, porque aqui sou o que eu quiser.”


“Você foi, sob todos os aspectos, tudo o que alguém poderia ser... Se existisse alguém capaz de me salvar, seria você.



“Então me obrigo a sorrir pra que ninguém perceba e aceno e sou bastante convincente.



“Aprendi que existem coisas boas no mundo se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo.”


“Chorei um pouco, mas na maior parte do tempo estou vazia, como se o que me fizesse sentir e sofrer e rir e amar tivesse sido removido cirurgicamente, me deixando oca como uma concha.”


“Você é todas as cores em uma, em pleno brilho.



“Ela é oxigênio, carbono, nitrogênio, cálcio e fósforo. Os mesmos elementos que estão dentro de todos nós, mas não consigo parar de pensar que ela é mais que isso e que tem outros elementos dos quais ninguém nunca ouviu falar, que a tornam diferente de todas as outras pessoas.”


“É mais fácil fazer a coisa certa desde o início para que não tenha que pedir desculpas depois.”


“É mais vantajoso fingir ser como todo mundo, mesmo sabendo desde sempre que somos diferentes.”


É melhor manter as palavras tristes, ruins, más, desagradáveis separadas, onde possam ser vigiadas pra gente ter certeza de que não vão nos pegar de surpresa.”


“Estamos todos sozinhos, presos num corpo e na nossa própria cabeça, e qualquer companhia que temos na vida é passageira e superficial.”


“Não preciso me preocupar com o fato de Finch e eu não termos filmado nossas andanças. Tudo bem não termos recolhido lembranças nem tido tempo de organizar tudo de um jeito que fizesse sentido pra outra pessoa.
O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.”

                                                                                            Resenha escrita por Sara Santos.

2 comentários:

Stella Maris disse...

Agora estou com muita vontade de ler o livro!!!

Lar Literário disse...

Leia! É um ótimo livro e é sem dúvida um dos meus favoritos! ♥

Postar um comentário