-->

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Resenha: Uma História Meio que Engraçada (It’s a Kind of a Funny Story)

Livro: Uma História Meio que Engraçada
Título Original: It’s a Kind of a Funny Story
Autor(a):  Ned Vizzini
Editora: Leya
ISBN: 
9788544102589

Páginas: 296




Uma História Meio que Engraçada é um livro de autoria do escritor norte americano Ned Vizzini. O livro trata das dificuldades da vida do protagonista, Craig Gilner.
Craig Gilner é um adolescente de 15 anos estudioso, esforçado, inteligente e educado que sempre soube que queria ser uma pessoa bem sucedida na vida. Tendo esse sonho em mente, Craig fica obstinado para entrar na ótima escola  Executive Pre-Professional High School de Manhattan, e começa a estudar sem parar para se dar bem na prova de admissão. Após conseguir realizar seu sonho de entrar para a escola, Craig começa a sentir um vazio tremendo em seu interior.


As cobranças da escola e a dificuldade em lidar com seus amigos fazem com que ele entre em depressão e tenha constantes crises de ansiedade, fazendo com que não consiga se alimentar direito e nas poucas vezes que o faz acabe vomitando tudo. Ele acaba tendo que passar por vários psiquiatras até que encontra a doutora Minerva, com quem ele conversa sobre seus “tentáculos” e “âncoras”. A doutora prescreve o antidepressivo Zoloft, mas depois de um tempo Craig decide parar de tomar por conta própria.
Após muitas tentativas de lidar com seus problemas, Craig desiste e decide suicidar-se, porém por um certo motivo ele acaba sendo internado em um hospital psiquiátrico.
Durante o tempo em que está internado, Craig aprende muitas lições, redescobre o seu amor pela arte e cria um grande laço com os outros pacientes do hospital.
Um dos aspectos mais importantes retratado no livro é o amor que a família de Craig tem por ele, tentando ajuda-lo de todas as formas, sendo que sua mãe tem um papel muito importante em seu tratamento.
Vizzini fala sobre depressão, ansiedade e suicídio com muita propriedade e acrescenta humor ao enredo. E sabendo que o autor também sofria com depressão e que se baseou em suas próprias experiências com a doença, dá para entender o motivo pelo qual ele dominava o assunto ao escrever.
Mesmo se tratando de assuntos pesados, o livro traz uma leitura agradável, com personagens cativantes. Me deixa muito triste pensar que Ned Vizzini, escreveu um livro sobre superação e acabou não conseguindo vencer a depressão ao ponto que se suiciou em 2013..

“Uma História Meio que Engraçada”, teve também adaptação para o cinema em 2010 estrelando Emma RobertsKeir Gilchrist e Zach Galifianakis. E é tão boa quanto o livro, vale a pena ler e assistir, fica aqui então minha indicação.


“Esquiar. Andar de trenó. Jogar basquete. Correr. Correr. Correr. Correr. Correr pra casa. Correr pra casa e ter prazer nisso. Ter prazer. Pegar esses verbos todos e ter prazer com eles. Eles são seus, Craig. Você os merece porque você os escolheu. Você podia ter deixado todos eles pra trás, mas escolheu ficar aqui. Então, agora, viva de verdade, Craig. Viva. Viva. Viva. Viva. Viva.”

Curiosidades:

O escritor Ned Vizzini, sofreu com depressão por toda sua vida, e suicidou-se em 19 de Dezembro de 2013, aos 32 anos de idade.


Ned Vizzini passou cinco dias no setor de pacientes psiquiátricos adultos do Hospital Metodista de Park Slope, no Brooklyn, de 29 de Novembro a 3 de Dezembro de 2004.


Vizzini escreveu “It’s a Kind of a Funny Story” entre 10 de Dezembro de 2004 e 6 de Janeiro de 2005.


O livro foi lançado em 2007 nos Estados Unidos e até hoje está na lista dos mais vendidos do gênero na lista da Amazon.com.


A obra teve adaptação para o cinema em 2010 com atores como: Emma RobertsKeir Gilchrist e Zach Galifianakis. 


O título do filme em Português foi traduzido como “Se Enlouquecer Não Se Apaixone”.

                                                                                            Resenha escrita por Sara Santos.

0 comentários:

Postar um comentário