-->

terça-feira, 26 de junho de 2018

Resenha: Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente





Livro: Adeus professor, adeus professora?
Título Original: Adeus professor, adeus professora?
Autor(a): José Carlos Libâneo
Editora: Cortez
ISBN: 
9788524915949
Páginas: 320

Hoje postarei uma resenha um tanto diferente das que já postei até agora. Este livro é uma das leituras obrigatórias da faculdade e espero que alguém se interesse.

“Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente” é uma obra de autoria do doutor em Filosofia e História da Educação pela PUC-SP, José Carlos Libâneo, com sua primeira edição publicada pela editora Cortez em 2007.

Em tal obra, o autor trata das mudanças que o professor vem enfrentando quanto ao mundo das novas tecnologias, as exigências e os desafios a serem enfrentados. Uma vez que com o excesso de tecnologias há quem diga que a profissão de professor não é mais tão necessária quanto anteriormente, citada no livro como uma “profissão fora de moda”.
De acordo com Libâneo, há quem admita que a melhor escola seria a que utiliza da tecnologia como forma de acesso ao conhecimento, pois fazendo isso, estará preparando o indivíduo para a sociedade moderna. Dessa forma, em que lugar o professor se encaixa? Segundo o autor não se pode pensar que o professor não é necessário, muito pelo contrário, mesmo nesse mundo “high-tech” a presença do professor é imprescindível. 
Entretanto, as transformações que a sociedade vem sofrendo refletem nas esferas políticas, econômicas, culturais bem como na escola até alcançar o professor e seus métodos de ensino. Algumas profissões surgem e outras desaparecem, a educação deixa de ser um direito ao indivíduo e passa a ser um serviço, mercadoria, surge assim uma educação diferente para os com maior poder aquisitivo e os mais carentes.
Segundo José Carlos, nem a escola e nem o professor detém sozinhos o monopólio do saber, a educação ocorre em todos os lugares: meios de comunicação, vídeo games, nas ruas, dentro de casa. Sendo assim, o papel do professor é “ensinar a aprender a pensar”, deve-se entender o que se aprende e não apenas decorar o que se recebe, pensar criticamente e contextualizar o que se aprende com a realidade.
Por conseguinte, de acordo com Libâneo o professor nesse novo cenário deve agir de forma a agrupar seus métodos de ensino às novas tecnologias, tendo que dedicar-se e estar atento a elas para conseguir dominá-las. Portanto estará apto a lidar com as mudanças causadas pelo mundo tecnológico na educação. 

Resenha escrita por Sara Santos.

3 comentários:

Vaneza Nunes disse...

Amei a resenha e achei a discussão super interessante, concordo com o pensamento do autor sobre a necessidade de adaptação e principalmente achei incriinc sua iniciativa de postar leitura da faculdade no blog.

Lar Literário disse...

Muito obrigada! Eu tenho para mim que é válido colocar esse tipo de conteúdo também porque pode servir para alguém também. :D

Unknown disse...

Eu amei esse contiudo, até porque esta ajudar-me muito no trabalho que estou fazer, sobre fazer uma resenha critica neste livro. E gostaria qie postasses mas contiudos relacionados.

Postar um comentário