Livro: Adeus professor, adeus
professora?
Título Original: Adeus professor, adeus professora?
Autor(a): José Carlos Libâneo
Autor(a): José Carlos Libâneo
Editora: Cortez
ISBN: 9788524915949
ISBN: 9788524915949
Páginas: 320
Hoje postarei uma resenha um tanto diferente das que já
postei até agora. Este livro é uma das leituras obrigatórias da faculdade e espero que alguém se interesse.
“Adeus professor, adeus professora? Novas exigências
educacionais e profissão docente” é uma obra de autoria do doutor em Filosofia
e História da Educação pela PUC-SP, José Carlos Libâneo, com sua primeira
edição publicada pela editora Cortez em 2007.
Em tal obra, o autor trata das mudanças que o professor vem
enfrentando quanto ao mundo das novas tecnologias, as exigências e os desafios
a serem enfrentados. Uma vez que com o excesso de tecnologias há quem diga que
a profissão de professor não é mais tão necessária quanto anteriormente, citada
no livro como uma “profissão fora de moda”.
De acordo com Libâneo, há quem admita que a melhor escola
seria a que utiliza da tecnologia como forma de acesso ao conhecimento, pois
fazendo isso, estará preparando o indivíduo para a sociedade moderna. Dessa
forma, em que lugar o professor se encaixa? Segundo o autor não se pode pensar
que o professor não é necessário, muito pelo contrário, mesmo nesse mundo “high-tech”
a presença do professor é imprescindível.
Entretanto, as transformações que a sociedade vem sofrendo
refletem nas esferas políticas, econômicas, culturais bem como na escola até
alcançar o professor e seus métodos de ensino. Algumas profissões surgem e
outras desaparecem, a educação deixa de ser um direito ao indivíduo e passa a
ser um serviço, mercadoria, surge assim uma educação diferente para os com
maior poder aquisitivo e os mais carentes.
Segundo José Carlos, nem a escola e nem o professor detém
sozinhos o monopólio do saber, a educação ocorre em todos os lugares: meios de
comunicação, vídeo games, nas ruas, dentro de casa. Sendo assim, o papel do
professor é “ensinar a aprender a pensar”, deve-se entender o que se aprende e
não apenas decorar o que se recebe, pensar criticamente e contextualizar o que
se aprende com a realidade.
Por conseguinte, de acordo com Libâneo o professor nesse
novo cenário deve agir de forma a agrupar seus métodos de ensino às novas
tecnologias, tendo que dedicar-se e estar atento a elas para conseguir
dominá-las. Portanto estará apto a lidar com as mudanças causadas pelo mundo
tecnológico na educação.
Resenha escrita por Sara Santos.
3 comentários:
Amei a resenha e achei a discussão super interessante, concordo com o pensamento do autor sobre a necessidade de adaptação e principalmente achei incriinc sua iniciativa de postar leitura da faculdade no blog.
Muito obrigada! Eu tenho para mim que é válido colocar esse tipo de conteúdo também porque pode servir para alguém também. :D
Eu amei esse contiudo, até porque esta ajudar-me muito no trabalho que estou fazer, sobre fazer uma resenha critica neste livro. E gostaria qie postasses mas contiudos relacionados.
Postar um comentário